Risco à saúde: exposição prolongada à luz branca gera graves malefícios ao ser humano
Alguns estudos relacionam problemas de saúde futuros com o excesso de exposição a luz branca.
As lâmpadas artificiais e as telas dos dispositivos eletrônicos geralmente têm uma luz branca. Essa luz é a junção das cores do espectro visível, as quais são produzidas tanto naturalmente pelo Sol como artificialmente.
Embora atualmente a sociedade não consiga mais se adaptar sem essa luz para desenvolver atividades básicas do dia a dia, a exposição excessiva a elas também não é recomendada.
Entenda a seguir os efeitos negativos da luz branca para a saúde humana.
Luz branca em excesso pode causar problemas
A presença de luz branca na sua rotina pode afetar sua qualidade de vida. Além disso, o uso próximo dos horários de descanso gera uma sobrecarga ao seu metabolismo.
Nesse sentido, destacamos a seguir alguns dos efeitos negativos à saúde pela luz branca. Veja:
Insônia e falta de disposição
A produção de melatonina sofre efeito direto da exposição à luz branca durante a noite. Esse é um hormônio responsável por regular o ciclo de sono e vigília, causado pelo cansaço matinal.
Com o uso excessivo antes de dormir, algumas funções coordenadas pelo seu ritmo circadiano, sofrem alterações, são elas: a produção de hormônios, a temperatura corporal e outras funções biológicas importantes. Com isso, há a constante falta de disposição no dia a dia.
Risco de câncer
Alguns estudos avaliaram a relação entre o mau hábito de deixar luzes ligadas à noite e o maior risco de desenvolver câncer. Isso porque, o sono regular ajuda a manter o sistema imunológico forte, com a produção de substâncias anticancerígenas.
Problemas oculares
Esse é um dos principais sintomas relatados por quem usa em alta frequência aparelhos com a luz branca. Problemas, como fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça também são alguns deles.
A luz azul, contida em dispositivos eletrônicos, causa prejuízos aos olhos, principalmente a retina, levando à degeneração da proteção natural, mesmo com o uso de óculos.
Desgaste da saúde mental
Esse é um ponto a ser discutido, pois, a exposição à luz branca está relacionada com sinais de depressão e a transtornos de ansiedade.