Seca na Ilha de Páscoa: Estátua soterrada é descoberta; saiba mais sobre o caso
Devido à seca ocasionada pelas mudanças climáticas, um lago na Ilha de Páscoa foi completamente evaporado. Isso permitiu uma descoberta interessante.
Há muitos anos, as estátuas da Ilha de Páscoa, no território chileno, intrigam o mundo com seus mistérios, sendo, inclusive, consideradas umas das mais belas obras do mundo. Apesar de existirem muitas perguntas acerca das peças, várias delas já foram respondidas, seja por pesquisas, seja pela população local.
O verdadeiro nome das estátuas é Moai, e elas foram esculpidas pelo povo Rapa Nui por volta dos anos de 1250 a 1500. Ao todo, existem aproximadamente 880 estátuas espalhadas por toda a ilha chilena.
Um dos mais recentes “mistérios” que teve grande repercussão na internet foi a descoberta de que as estátuas com apenas o rosto para fora da terra, na realidade, estavam enterradas e têm todo um corpo submerso.
Com isso, foi então entendido que essas esculturas na verdade podem chegar a quase dez metros de altura, tornando-as ainda mais interessantes. Além da quantidade, detalhes empregados e altura, outro fato que chama atenção é a sua composição, isso porque são esculpidas em cinza vulcânica solidificada.
Estátua é descoberta na Ilha de Páscoa
Infelizmente, o planeta Terra atualmente está enfrentando uma crise climática, a qual tem causado grandes mudanças nos ecossistemas ao redor do globo. A Ilha de Páscoa também acabou sendo afetada por essas mudanças, o que ocasionou uma grande seca local. Essa seca, entretanto, acabou gerando uma interessante descoberta.
Com a falta de chuvas, um lago da região acabou secando, revelando o seu leito. Lá pesquisadores encontraram uma estátua Moai. Apesar de não possuir a mesma dimensão que outras estátuas na ilha, ainda assim, essa se caracteriza por seu enorme tamanho e peso.
A notícia foi confirmada pelo grupo Ma’u Henua, o qual cuida da proteção e da supervisão do parque da Ilha de Páscoa. Segundo os pesquisadores, ninguém na ilha imaginava que ali poderia estar presente um Moai, nem os cientistas nem os ancestrais locais.
Portanto, o achado pode revelar a presença de outras estátuas enterradas no local, afinal, onde há uma, provavelmente há outras. Isso porque as estátuas foram esculpidas todas próximas umas às outras. Além disso, os pesquisadores agora buscam descobrir por qual motivo essas estátuas acabaram sendo soterradas, o que pode levar a muitas descobertas sobre a ilha.