Meu Instagram foi hackeado, e agora? Saiba o que fazer para recuperá-lo
Plataforma disponibiliza formas para acessar novamente o perfil invadido.
Recentemente, houve um aumento no número de perfis invadidos no Instagram. Contas profissionais e também pessoais passaram a ser alvo de hackers, que invadem as contas para aplicar outros golpes, como de vendas falsas.
Conhecer dicas de segurança é uma das formas de se prevenir. Porém, infelizmente, ninguém está 100% protegido. Por isso, saiba o que fazer caso a sua conta seja invadida.
Como reconhecer uma invasão?
Os invasores comumente utilizam links ou fingem ser do suporte técnico do Instagram para conseguir acesso à conta. Assim, a primeira dica é ter muito cuidado ao receber links suspeitos. Sempre verifique antes de clicar em qualquer link enviado e jamais envie o código de acesso da sua conta.
Caso você tenha clicado em algum link suspeito, fique em alerta. Além disso, se você não conseguir acessar a sua conta ou perceber postagens estranhas, são grandes sinais de que invasores entraram em seu perfil.
O que devo fazer após a invasão?
O Instagram dispõe de um recurso para a recuperação da conta. Para isso, você deve ter acesso ao e-mail ou telefone de segurança vinculado ao perfil:
- Na página inicial do Instagram, clique em “Esqueceu a senha?”;
- Depois, informe o e-mail cadastrado e avance;
- Na próxima etapa, insira um e-mail para contato e mudança. Caso o hacker também tenha acesso ao e-mail vinculado ao perfil, informe outro endereço;
- Após isso, você vai receber um e-mail em sua caixa de entrada. Preencha o que foi solicitado e confirme;
- Por fim, você deve enviar um vídeo selfie, solicitado pelo Instagram, para provar que é o dono do perfil invadido. As orientações para essa etapa serão enviadas pela equipe da plataforma.
Depois de recuperar a conta, é necessário alterar imediatamente a senha, colocando uma combinação mais complexa para evitar que o hacker acesse o perfil novamente.
Em casos em que o invasor altera o telefone ou e-mail, é preciso seguir as etapas disponíveis pelo Instagram, entre elas o reconhecimento da conta por um vídeo selfie.
Dicas para aumentar a segurança
Além de escolher uma senha forte e não clicar em links suspeitos, outras práticas podem auxiliar na proteção da sua conta, como é o caso da autenticação em duas etapas.
Utilizando essa ferramenta, sempre que fizer um novo login, além da senha, será necessário inserir um código aleatório, gerado pelo programa de autenticação. Dois exemplos muito utilizados são os aplicativos Google Authenticator e Authy.
Lembre-se de sempre verificar os dispositivos que estão conectados ao seu perfil, através do menu do Instagram. Caso perceba alguma atividade suspeita, é possível desconectar os demais aparelhos de forma remota.