Futuro da conectividade móvel no Brasil: Anatel libera 5G para mais municípios; veja lista
Do 4G para o 5G: o que esperar da evolução da tecnologia móvel no Brasil?
As novas possibilidades da internet móvel estão estreando. A quinta geração dessa tecnologia, mais conhecida por 5G, é a próxima evolução da internet. Ela oferece velocidades de download e upload muito mais rápidas do que a tecnologia 4G atual, além de uma latência reduzida e maior capacidade.
Com o 5G, é possível fazer download de arquivos grandes em segundos e transmitir conteúdo de alta qualidade sem problemas. A latência, como já mencionamos, é significativamente reduzida, tornando a conexão mais rápida e responsiva.
Além disso, o 5G tem uma capacidade muito maior do que a tecnologia 4G, permitindo uma conexão mais estável e confiável.
O 5G é uma das tecnologias de rede móvel mais aguardadas dos últimos anos. Embora tenha sido proposta há algum tempo, apenas uma parcela relativamente pequena da população brasileira – cerca de 40% ou 86 milhões de pessoas – tem acesso a essa tecnologia atualmente.
Existem dificuldades para a implementação do 5G, já que isso requer uma infraestrutura de rede significativa, incluindo a instalação de novas antenas e torres de celular em todo o país.
Isso pode levar tempo e recursos consideráveis, o que pode explicar por que a adoção do 5G ainda é relativamente limitada no Brasil.
Estamos evoluindo
Mesmo em meio a dificuldades, o Brasil esta avançando na propagação da rede 5G para mais brasileiros. Na última quinta-feira, 23, a GAISPI, principal grupo que gerencia o desenvolvimento do 5G no Brasil, fez um acordo para que nos próximos meses seja implementada a nova rede em mais 347 municípios de diferentes estados.
Abaixo você pode conferir a lista com o número de cidades beneficiadas com o 5G em cada estado da federação:
- Minas Gerais – 50 cidades;
- Goiás – 48 cidades;
- Rio Grande do Sul – 33 cidades;
- Paraná – 32 cidades;
- Santa Catarina – 21 cidades;
- Ceará – 18 cidades;
- Bahia – 17 cidades;
- Rio de Janeiro – 15 cidades;
- Rio Grande do Norte – 14 cidades;
- São Paulo e Maranhão – 13 cidades em cada estado;
- Amazonas e Piauí – 12 cidades em cada estado;
- Alagoas – 11 cidades;
- Tocantins e Pernambuco – 9 cidades em cada estado;
- Paraíba – 6 cidades;
- Roraima – 4 cidades;
- Mato Grosso e Sergipe – 3 cidades em cada estado;
- Amapá – 2 cidades;
- Rondônia e Pará – 1 cidade em cada estado.
Apesar da novidade…
Mesmo com a promessa destas instalações, muitos lugares desfrutarão da tecnologia apenas em 2029. Isso devido aos acordos que as empresas prestadoras de internet móvel devem firmar com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para poderem então entregar o sinal 5G para seus clientes.
Além destes processos demandarem muito tempo, temos a limitação dos aparelhos celulares que ainda não possuem suporte para esse tipo de internet. Então, apesar do Brasil caminhar a passos lentos em direção da implementação do 5G, temos grandes promessas para os próximos anos.