Apple: itens históricos dos últimos 50 anos da empresa serão leiloados nos EUA
Antepassados dos smartphones da Apple vão a leilão este mês. Os dispositivos são considerados históricos e legado dos primeiros trabalhos de Steve Jobs.
Uma das empresas mais influentes do mundo, a Apple, fará um leilão com itens históricos da sua coleção. Esses objetos abriram caminho para os smartphones que usamos hoje.
Assim, por meio do leilão, todas as pessoas que apreciam o trabalho de Steve Jobs vão poder adquirir produtos raros reunidos por décadas.
Os dispositivos clássicos que vão a leilão foram criados entre 1977 e 2008, e pertenciam a um professor suíço, Hanspeter Luzi, que faleceu. A data prevista para o leilão é dia 30 deste mês, enquanto a exposição pública está agendada para o próximo dia 27.
A coleção Hanspeter Luzi Vintage Apple Archive reúne mais de quinhentos computadores e dispositivos da marca, o que podemos também chamar de artefatos históricos. Isso porque todos são itens de uma grandiosa coleção.
Alguns dispositivos da Apple são comprados por colecionadores que nunca os tiram da caixa, sequer para tocar ou ceder à curiosidade de testar a funcionalidade do aparelho.
Esse foi o caso de um americano que tinha um iPhone 2007 novinho e ainda na caixa sem nunca tê-lo tirado de lá. Ele vendeu o celular por US$ 63 mil, o que equivale a cerca de R$ 325 mil.
Dispositivos no leilão
Os produtos incluem peças que vão desde 1983 a 1994 e datas ainda mais recentes. De fato há uma lista extensa com produtos influentes da Apple dos últimos cinquenta anos.
Um dos itens que compõem a coleção é o Computador Lisa I de 1983, que não teve um bom índice de vendas na época, mas ainda assim colecionadores o desejam muito.
Outro aparelho é o Apple II Plus (1979-1982). Em sua estrutura, há uma entrada para discos e um conector para Joystick. Além disso, a estrutura é similar a uma máquina de escrever e conta com uma tela na parte superior.
O computador portátil de 1991 com câmera digital Apple QuickTake de 1994; o computador Apple Macintosh Plus de 1986; o primeiro computador portátil Osborne OCC1 de 1981; e as placas-mães da Apple também estarão disponíveis.
Erik Rosenblum, da casa de leilões Julien’s Auctions, compartilhou como os computadores e outros dispositivos da Apple contribuíram para um avanço cultural e econômico. Isso porque eles ditaram muito sobre o modo de viver de cada época em que os lançavam. E até hoje estão em nosso cotidiano.
Ele disse:
“Estamos em um momento interessante […] agora, em que estamos passando do uso doméstico diário de um computador Apple a um artefato histórico. Todas essas peças são os avós dos nossos iPhones, iPads e iMacs […]. É muito bom ver a evolução.”
O lugar onde acontecerá um dos leilões mais valiosos já vistos é em Beverly Hills, na Califórnia (EUA).