PREMIAÇÃO: Urso de Ouro vai para documentário ‘On the Adamant’; conheça
Festival de Cinema de Berlim raramente premia documentários.
“On the Adamant” é um documentário francês de 2023, dirigido por Nicolas Philibert. O documentário, que fala sobre uma embarcação que fornece atendimento em Paris para adultos com doenças mentais, conquistou o prêmio Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim no último sábado (25).
“On the Adamant” segue as histórias dos adultos e funcionários do centro, localizado em uma espécie de casa flutuante em um canal do Sena.
O filme recebeu elogios pelo tratamento sensível dos temas e pela visão sobre a vida daqueles que vivem com doenças mentais. Assim, mostram a arte, a música e deixam que pequenas partes das vidas pessoais dos pacientes escapem de maneira sensível.
A cerimônia
Ao falar na cerimônia de premiação, Philibert disse estar “muito emocionado” por receber a homenagem. Além disso, ele expressou gratidão pela confiança e generosidade que as pessoas que aparecem no filme lhe deram.
O Urso de Ouro é a maior honra de Berlim, e “On the Adamant” surpreende por sua vitória, já que raramente o prêmio se destina a um documentário. Seu sucesso é uma prova do poder da narrativa – e da capacidade de o filme trazer empatia e compreensão a tópicos difíceis.
Com seu retrato da vida cotidiana de pessoas com doenças mentais, “On the Adamant” serve como um lembrete de que todos merecem amor, respeito e compreensão.
Esperançosamente, o longa ajuda a aumentar a conscientização e quebrar o estigma que geralmente envolve a doenças mentais.
“Pacientes em psiquiatria são sempre estigmatizados… E sempre considerados pelo prisma da violência, e eu queria reverter o clichê e mostrar como eles são humanos”, disse Nicolas.
O júri da premiação deste ano teve como liderança a atriz, diretora e empresária norte-americana Kristen Stewart, ganhadora de diversos prêmios por suas atuações.
“On the Adamant” foi justamente celebrado pelo olhar inabalável, mas compassivo, para as realidades da vida com doenças mentais. É um filme profundamente humano, que nos permite ver o mundo por outra óptica.
Infelizmente, ainda não há previsão para chegar ao Brasil.