PIX internacional é real? Saiba tudo sobre o desenvolvimento da nova modalidade
Banco de Compensações Internacionais está em fase de análise para permitir o pix internacional.
O uso do PIX atualmente facilita muitas transações bancárias. Já pensou em usá-lo para mandar dinheiro para para alguém que está fora do país? Se não, saiba que o próximo passo a ser implantado é o PIX internacional.
O Banco de Compensações Internacionais (BIS) já está desenvolvendo uma ferramenta chamada “Nexus”. Ela permitirá fazer este tipo de transferência para usuários em outros países, o que tornará o processo mais fácil e diminuirá os custos.
Pix: nova modalidade deve facilitar transações internacionais
A modalidade foi aplicada no Brasil e, embora tenha sofrido algumas rejeições logo no início, mostrou a sua eficiência e conquistou muitos usuários por facilitar o processo de transferência de dinheiro. Hoje em dia, graças a ele, as antigas formas de pagamento são utilizadas cada vez com menos frequência.
Além de encaminhar o dinheiro a qualquer momento do dia, o serviço de PIX é realizado sem cobrança de taxa entre bancos, diferente do que estávamos acostumados. Pensando nisso, o Banco de Compensações Internacionais (BIS) iniciou um projeto chamado Nexus!
Em resumo, a Nexus permitirá que esse envio instantâneo seja feito entre países e tem como objetivo uma transferência bancária internacional mais barata e de forma rápida. Claro, há algumas dificuldades relacionadas ao seu funcionamento. Veja quais são elas:
- Conversões cambiais rápidas;
- Segurança;
- Linguagem global que englobe as diferentes formas de pagamento.
Para o funcionamento pleno desta ferramenta, é necessária a criação de APIS (sistema de conexão), ou seja, será necessário um conjunto de diretrizes e normas técnicas operacionais que permitam ao Banco Central de qualquer país, esta conexão com o sistema e a realização do PIX.
De acordo com o BIS, com a implementação desse serviço, haverá a redução nas taxas de cobrança, porém a porcentagem exata ainda não foi divulgada. Embora possibilite mais eficiência ao processo de transferência internacional, a Nexus não impedirá que as instituições financeiras apliquem taxas sobre o serviço.
A previsão para o início do teste será no final de 2023 e início de 2024. A provável chegada do mesmo ao Brasil está prevista para 2025. Quando concluído os testes, a Nexus permitirá uma interação entre mais de 60 países.