Marinha mobiliza navio gigante para ajudar vítimas no litoral paulista
Cargueiro Guarapari também presta auxílio à operação.
A Marinha brasileira mobilizou seus maiores navios para ajudar no resgate das vítimas da tragédia causada por chuvas no litoral norte de São Paulo. De acordo com a Marinha, o Navio Aeroportuário Multiuso (NAM) Atlântico, com cerca de 203 metros de comprimento, atracou em São Sebastião nesta quinta-feira (23).
“Estamos empenhados e comprometidos em levar esperança e solidariedade para as vítimas deste desastre natural. A prontidão dos navios, aeronaves e unidades de fuzileiros navais, nossos homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais, são o que temos de melhor para oferecer para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, destacou o comandante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
Além do gigante Atlântico, carro-chefe da Marinha, o cargueiro universal Guarapari atenderá moradores de rua no litoral paulista. O barco tem rampa e pode ser atracado na praia para resgatar vítimas que ainda estão em áreas remotas.
Marinha mobiliza todos os recursos
O navio Atlântico é o mais moderno da frota naval brasileira. Ele foi construído na Inglaterra, no ano de 1994, e integrado à Marinha do Brasil recentemente, em 2018.
O Atlântico é equipado com modernos sistemas de navegação e comunicação, além de contar com helicópteros e diversos outros equipamentos que o tornam ideal para auxiliar na coordenação de missões de busca e resgate.
Além disso, possui cabines, quartos e salas de estar para transportar os desabrigados e fornecer assistência médica. O navio contará com equipes de especialistas e equipamentos de socorro para auxiliar nos resgates. Portanto, seis helicópteros militares chegaram ao local a fim de ajudar nas buscas.
A embarcação também conta com lanchas, profissionais de saúde, como cirurgiões, anestesistas e ortopedistas, e fuzileiros navais. Para a operação, houve a mobilização de muitos militares, que vão ajudar as vítimas desabrigadas.
Com isso, espera-se que possa oferecer um grande apoio a esse momento difícil por que passam os moradores e turistas no litoral paulista.