Estudos revelam que cabelos cacheados são uma vantagem evolutiva; entenda
Ancestrais tiveram de se adaptar a regiões com água escassa e altas temperaturas, o que pode ter contribuído para tal característica.
Diferentemente dos outros animais, que possuem corpos cobertos por pelos dos mais variados tipos e tamanhos, os seres humanos só possuem pelos em algumas partes, concentrando-se na cabeça. Podem ser lisos, ondulados, crespos, cacheados, das mais diferentes curvaturas.
Nesse contexto, uma pesquisa apontou que o cabelo cacheado pode ser uma vantagem evolutiva.
Resistência ancestral a condições difíceis de sobrevivência
Publicada pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA, uma pesquisa feita pelos cientistas da universidade aponta que o cabelo cacheado pode ser uma vantagem evolutiva. Isso porque pode ter ajudado os hominídeos (nossos ancestrais já extintos) a sobreviverem em temperaturas altas.
Apesar de não ter sido revisado nem publicado em nenhuma grande revista científica, o estudo pode ser encontrado no repositório de acesso livre Bioarxiv.
Para o início da pesquisa, a equipe utilizou manequins com diferentes perucas confeccionadas com cabelo humano natural. Em seguida, o boneco foi colocado em uma câmara com climatização, permitindo a análise dos diferentes tipos de cabelo quando são expostos ao calor e o quanto do calor que estavam sendo expostos eles absorviam.
Diante das lâmpadas comuns, todas as perucas tiveram comportamento semelhante. Entretanto, foi possível analisar que, quando o manequim estava com a peruca feita de cabelo cacheado, melhor agia, mantendo-se mais fresco.
Por meio dessa análise, os pesquisadores concluíram que a barreira do topo da cabeça gerada pelos cabelos reduz o ganho de calor do Sol e, consequentemente, a necessidade de suar. Desse modo, os cabelos mais cacheados fazem o indivíduo suar menos na região da cabeça, o que contribui para que reduza a perda de água e energia.
Os resultados reforçam a ideia da adaptação humana ao estilo bípede em regiões quentes, onde a água é escassa. Os cabelos cacheados podem ter ajudado os nossos ancestrais a se manterem por mais tempo em atividades exaustivas sem a necessidade de beberem água.
Pesquisas futuras devem ser feitas com pessoas ao ar livre para avaliar a situação no mundo real.