NOVO GOLPE bloqueia pagamento por aproximação; veja como funciona

Se seu pagamento por aproximação apresentar alguma falha, fique atento(a)!

Na hora de pagar por um produto ou serviço, principalmente com o cartão de crédito, é bom ficar sempre atento. Isso porque recentemente os cibercriminosos desenvolveram um novo golpe para conseguir acessar os dados bancários das pessoas.

De acordo com a empresa especializada em cibersegurança Kaspersky, agora os criminosos desenvolveram uma espécie de malware que realiza um bloqueio na hora de fazer um pagamento por aproximação, e ele funciona ainda melhor nos celulares, os quais agora podem realizar pagamento por aproximação também.

A ideia do bloqueio é induzir o indivíduo que está realizando o pagamento a inserir o seu cartão. Assim, será muito mais fácil realizar a clonagem e usufruir dos dados bancários da vítima. Veja a seguir mais detalhes sobre como esse novo golpe funciona.

Como o novo golpe funciona?

1. Primeiro passo: contato

O primeiro passo que os criminosos irão fazer é se apresentar nos locais onde desejam aplicar o golpe e dizer que estão ali para representar determinada empresa de pagamentos eletrônicos. Assim, eles conseguem cumprir o primeiro ponto, que é chegar aos lojistas.

2. Segundo passo: a instalação

Após conseguirem chegar ao lojista, os cibercriminosos irão usar a desculpa de que é necessário efetuar o download de um determinado link, a fim de “melhorar” o serviço de pagamento. Mas, na verdade, tal link foi enviado por criminosos, e ao entrar nele, um vírus será adicionado ao computador.

Quando isso acontecer, os criminosos poderão ter acesso ao sistema de cobrança sem precisar estar no local, que fica conectado à máquina de cartão.

3. Terceiro passo: bloqueio

Feito isso, os criminosos poderão facilmente bloquear qualquer pagamento feito por aproximação, levando as vítimas a usarem o próprio cartão físico.

4. Quarto passo: roubar informações do cartão

Já que a aproximação não funcionou, é bem provável que o cartão físico será usado. No entanto, esse é justamente o desejo dos criminosos, pois eles podem ter acesso a muitas informações, além de realizar fraudes usando o cartão para comprar itens de alto valor. Isso ocorre devido ao número do cartão, informação que fica vulnerável em momentos como esse.

você pode gostar também