Apple registra patente para tecnologia envolvendo voz de usuários; entenda
Segundo a Patently Apple, a empresa estaria desenvolvendo uma Inteligência Artificial (IA) capaz de transformar textos em áudios com a voz do usuário.
Nos últimos meses, o mundo tem recebido uma onda enorme de novas tecnologias, sejam elas máquinas capazes de apresentar informações complexas mas com um diálogo informal e muito bem estruturado, como o ChatGPT, ou então tecnologias que oferecem imagens de alta qualidade segundo as informações fornecidas pelo usuário.
Para não tornarem-se tecnologias defasadas, muitas empresas estão investindo em novas ferramentas e funcionalidades para auxiliar o usuário em quaisquer que sejam suas necessidades.
Sendo assim, é óbvio que uma das gigantes da tecnologia, por anos responsável pelas principais inovações no mercado, não ficaria de fora dessas “evoluções”. Pensando nisso, a Apple registrou há poucos dias uma nova patente, a qual, segundo divulgado, será capaz de ler mensagens enviadas com a voz do usuário.
A nova tecnologia da Apple
De acordo com o material disponibilizado pela Patently Apple, a empresa registrou a patente de uma tecnologia supostamente capaz de transformar mensagens de texto enviadas em mensagens de áudio, com a voz daquele ou daquela que as enviou.
Em resumo, a empresa estaria desenvolvendo essa tecnologia que seria baseada em uma IA capaz de emular a voz e tom do usuário por meio de exemplos prévios.
Por mais complicado que pareça, na realidade essa tecnologia já existe, mas pertence à maior concorrente da Apple, a Microsoft. Segundo informações recentemente divulgadas pela empresa concorrente, eles possuem uma IA capaz de simular a voz e entonação de uma pessoa a partir de apenas 3 segundos de áudio.
No entanto, algo que muitos usuários da Apple já sabem é que o sistema de leitura de textos já existe. No entanto, a leitura é feita com a voz do sistema pessoal de auxílio, Siri – sistema esse também presente no Microsoft Edge, que permite, por exemplo, a leitura de texto em PDF, desde que o mesmo possa ser selecionado pelo sistema.
Resta saber agora se a Apple de fato vai dar seguimento à pesquisa da tecnologia e se ela será aplicada em seus aparelhos. Isso porque, até o momento, mesmo que tenha sido revelada a patente, ainda não houve pronunciamento oficial sobre a implementação ou não do serviço.