CEO do YouTube, Susan Wojcicki pede demissão do cargo; conheça sua trajetória
Empresária é muito reconhecida pelo envolvimento no processo de fundação do Google.
A executiva americana Susan Wojcicki, de 54 anos, era a CEO do YouTube, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos da Internet. A empresária passou 9 anos à frente da empresa, e a maior parte de sua carreira foi no Google, trabalhando na equipe desde sua fundação, no final dos anos 1990.
Susan é uma lenda como empresária e renunciou ao cargo de CEO do YouTube na última quinta-feira, 16. Ela foi fundamental na criação de alguns dos produtos mais lucrativos da história da empresa multinacional e na compreensão de como rentabilizar o negócio, dando ao grupo uma vantagem competitiva.
Em 1998, os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, usaram a garagem de Wojcicki, e ela usou a experiência adquirida na Intel para se tornar a primeira diretora de marketing da empresa.
Wojcicki cresceu no Google e se tornou vice-presidente sênior de publicidade e comércio, liderando projetos como AdWords, AdSense, DoubleClick e Google Analytics.
Ela desenvolveu o AdSense, a segunda maior fonte de receita do Google, supervisionou o Google Vídeo e propôs ao conselho do Google que a empresa comprasse o YouTube.
Assim, a empresária envolveu-se nas duas maiores aquisições do Google: YouTube, em 2006, por US$ 1,65 bilhão, e DoubleClick, em 2007, por US$ 3,1 bilhões. Mais tarde, ela se tornou vice-presidente sênior do YouTube, onde liderou a empresa desde fevereiro de 2014.
Ela ainda fez contribuições importantes para os produtos Google Imagens e Google Books. Resumindo, é uma mulher que sempre participou muito ativamente em projetos inovadores.
Wojcicki se casou com Dennis Tropper em 23 de agosto de 1998 em Belmont, Califórnia, e eles têm cinco filhos. Antes de tirar a licença maternidade com seu quinto filho, ela escreveu um artigo para o The Wall Street Journal sobre a importância do pagamento de férias. Ademais, sempre foi citada como exemplo sobre a importância de equilibrar família e carreira.
Veja o que disse Susan Wojcicki
“Hoje, após quase 25 anos (no Google) decidi deixar o papel de chefe do YouTube e começar um novo capítulo focado em projetos pessoais, de saúde e que envolvem a minha família, projetos pelos quais sou apaixonada”, disse Susan em uma carta aos empregados publicada no site oficial do YouTube.
A empresária será substituída por Neal Mohan, que era o diretor de produtos do YouTube.