‘Stranger Things’: Entenda por que salto no tempo pode prejudicar a série
As quatro primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.
Não há dúvida de que a série “Stranger Things” seja um sucesso. Embora não se esperasse a grande repercussão, a série conseguiu se destacar. Isso não é novo.
No entanto, há um problema acerca da popularização da série, o qual deve ser ultrapassado pelos irmãos Duffer, que criaram o universo de “Stranger Things”. O problema em questão é a velhice dos personagens, uma vez que o elenco iniciou a série enquanto ainda era muito jovem.
Na produção, o salto de idade dos personagens é muito curto para justificar suas aparências, já que fora do universo da série se passou um período muito maior.
Mas, ao que tudo indica, a equipe que desenvolve a série percebeu isso, já que afirmou que haverá um salto no tempo nos próximos episódios da 5ª temporada. Contudo, há algumas razões para que essa decisão acabe sendo um grande erro e prejudique o enredo da série.
Vilões fracos
A primeira razão pela qual esse plano pode dar errado é esta: embora sirva como justificativa perfeita para a idade que os personagens terão, provarão, com exceção de Vecna, que o General Jack Sullivan, o vilão secundário da trama, é ineficaz e frouxo.
Isso aconteceria porque o personagem teria que passar anos procurando por Eleven e seus amigos, fato que não faria sentido, uma vez que ele demorou pouco tempo para descobrir onde encontrar Eleven e quase a capturou, se ela não tivesse fugido do esconderijo do Projeto Nina.
Logo, não faria sentido o General Sullivan demorar vários anos para encontrar um grupo de garotos que não possui nenhuma proteção.
A decisão de seguir esse caminho deixaria seu personagem completamente ineficaz e frouxo, sem concluir uma tarefa simples, já que ele viu Eleven fugindo com seus amigos na Van e poderia ter facilmente anotado a placa do veículo e os encontrado.
O estado de Hawkins
Outro ponto que seria difícil de explicar ao longo da série é a razão pela qual Hawkins não teria desmoronado tão facilmente após a imensa fenda aberta no meio da cidade. Por meio dela, agora, criaturas assustadoras podem passar livremente, como as que vimos durante as primeiras temporadas.
Isso porque, até pouco tempo, elas estavam impedidas de cruzar o caminho. Mas, com a fenda aberta durante a luta de Eleven com Vecna, o salto no tempo não teria uma explicação plausível para apresentar.
Isso sem mencionar o estado de Max, que no último episódio da 4ª temporada estava em coma. Passar tantos anos desacordada deixaria as coisas muito mais complicadas para Lucas, personagem que passou grande parte da 4ª temporada tentando reatar o seu relacionamento com Max.
Mas há um caminho
No entanto, há uma forma de conseguir fazer a ideia funcionar perfeitamente. E ela começa com a ideia de que Vecna teria se mantido escondido por todos os anos em que a série teria deixado passar. Logo, Eleven e seus amigos teriam uma bela chance de continuarem escondidos de todos, principalmente do General Sullivan.
Além disso, para que tudo seja o mais realista possível, o salto no tempo não poderia ultrapassar três anos desde os acontecimentos da 4ª temporada.
Max, então, poderia ser a protagonista do primeiro ato, quando acordaria e finalmente encontraria Lucas ao seu lado. Porém, para que tenha sucesso, teria que haver uma boa justificativa. Por sua vez, Eleven teria que se manter escondida, explicando a razão pela qual não foi encontrada até aquele momento.
Se você deseja rever os episódios das temporadas anteriores, eles estão disponíveis no streaming da Netflix.