Tem medo de viajar de avião? Saiba quais são os assentos mais seguros
Viagens aéreas ainda são as formas mais seguras de viajar quando comparadas aos meios terrestres.
Hora de curtir as férias, preparar as malas, organizar as passagens, planejar passeios e reservar o hotel. Mas, na hora de preparar a viagem de férias, uma coisa que provavelmente muitos de nós não consideramos é qual o assento mais seguro para viajar de avião, não é mesmo?
E, ainda assim, quando muito pensam no que priorizar na hora de escolher um assento para o voo, o conforto e a comodidade ainda são os pontos que acabam sendo priorizados. Isso inclui mais espaço para as pernas, facilidade de acesso aos banheiros e às saídas a fim de “dar o pé” da aeronave mais rapidamente após o pouso, certo?
Dessa forma, na hora de fazer essas escolhas, os assentos da última fila, no fundo do avião, não são os favoritos dos viajantes. No entanto, estatisticamente, eles são os mais seguros para viajar. Veja o motivo logo a aseguir.
Dados e considerações
Segundo uma investigação de dados de 35 anos de acidentes aéreos, realizados pela Time, os assentos do fundo do avião e do meio (no caso de Boeings maiores e de voos internacionais) apresentam a menor taxa de fatalidade.
A pesquisa encontrou um índice de fatalidade de 28% em assentos do meio e do fundo, comparados com 44% de assentos do corredor central. Porém, vale ressaltar que acidentes não obedecem a padrões, estamos falando aqui de um cenário de maior probabilidade, não de garantia.
Até porque, ao viajar de avião, o impacto e o risco do acidente também vão depender de qual tipo de acidente estamos falando. Por exemplo, em caso de fogo a bordo, ficar perto das saídas de emergência não é a opção mais segura, uma vez que as asas armazenam combustível.
Ainda é seguro viajar de avião?
Saiba que, apesar dos números alarmantes, viajar de avião ainda é muito seguro. Tanto os pilotos quanto a tripulação são treinados para minimizar o risco aos passageiros em qualquer ocasião durante o voo. Além disso, as próprias aeronaves são projetadas e construídas com materiais resistentes para lidar com estresse de voo.
Mas se você ainda não se convenceu de que viajar de avião ainda é seguro, vamos apresentar alguns fatos para lhe trazer mais tranquilidade. Dados do Conselho Nacional de Segurança dos EUA mostram que a probabilidade de um acidente fatal de avião ocorrer é de 1 em 205.552, comparado com 1 em 102 em um carro.
Já os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo de 2020 indicam que o risco de uma pessoa sofrer um acidente, não necessariamente fatal, em uma viagem de avião foi de 1 voo a cada 990 mil decolagens.
Para se ter uma ideia, segundo informações divulgadas pelo Ministério de Saúde, a média de mortes por acidente de trânsito no Brasil, em 2021, chegou a cerca de 31 mil pessoas, considerando acidentes de carro, moto e com transeuntes.
Então, tranquilize-se e pode continuar a viajar de avião sem receios (e tome os cuidados necessários na sua viagem terrestre também, beleza?).