James Cameron comenta sucesso de ‘Titanic’ após relançamento de 25 anos
Os fãs poderão ter a experiência de rever nas grandes telas a maior produção da indústria cinematográfica.
Um filme produzido em 1997 teve o seu relançamento nos cinemas do Brasil este ano. “Titanic” foi a maior bilheteria da história do cinema na sua primeira estreia nas telonas, assumindo o papel de uma das maiores arrecadações.
Agora, em seu aniversário de 25 anos, “Titanic” retorna aos cinemas.
‘Titanic’: uma das maiores produções do cinema; sua história continua atual
O diretor James Cameron falou à CNN acerca da experiência e do poder do filme sobre a indústria cinematográfica. Ele também comentou a respeito do constante sucesso da produção mesmo após tantos anos desde sua estreia.
A relação de Cameron com o oceano se construiu muito antes de ele ser diretor. Isso porque sua paixão pelo oceano vem desde o tempo em que era mergulhador. Além do mais, para os fãs mais antenados, ele contou como a ideia do filme surgiu.
James idealizou o romance protagonizado em “Titanic” após assistir ao filme “Somente Deus por Testemunha”, em 1958. Nessa produção, a história também se passava em um naufrágio. Isso o fez pensar como seria uma história de amor nessa situação.
Durante o processo de construção, ele trabalhou no Instituto Oceanográfico de Woods Hole. Lá, ele conseguiu acesso aos artefatos para exploração do navio que serviu como cenário do filme. Sobre esse processo, ele comenta:
“Eu coloquei meu amor pela história junto com essa tecnologia, e esse foi o início de ‘Titanic’. Cheguei a isso com duas paixões. Uma era história e narrativa, e o outro era meu amor pela tecnologia e exploração do oceano profundo. E eles realmente se formaram nesse incrível ciclo de feedback criativo.”
Durante a entrevista, o diretor foi questionado sobre como seria a produção de “Titanic” na atualidade. Considerando que Cameron também é responsável pela superprodução de “Avatar“, ele respondeu:
“Filmaríamos o mesmo roteiro, teríamos os mesmos valores, a cinematografia seria a mesma. Mas não estaríamos construindo um cenário 250 metros de comprimento e amarrado todas as luzes e cada pedaço de cabo em toda Hollywood.”
Ele concluiu a entrevista afirmando que a história de “Titanic” ainda é muito atual no que se refere às diferenças sociais, por isso continua agradando o grande público.
“Titanic” retornou aos cinemas, e o diretor convida todos a assistir ao filme, pois, segundo ele:
“‘Titanic’ nos liga a momentos no tempo porque tem uma espécie de atemporalidade em si”, afirma.