95% dos estúdios preferem priorizar os jogos como serviço
Apesar da comunidade gamer criticar a prática, jogos como serviço são os maiores lucros das desenvolvedoras de games.
Jogos como serviço é um tema que causa divisões entre os gamers do mundo todo, e tal divergência se torna ainda mais clara nas redes sociais, palco de vários debates. Porém, as cifras dos ganhos obtidos dessa forma ainda compensam as críticas.
Por consequência, a tendência é que os desenvolvedores sigam investindo muito nesse modelo que se popularizou nos últimos tempos.
Ao menos é o que aponta um levantamento divulgado pelo Games Industry, que nos mostra números bastante interessantes.
O Relatório de Desenvolvimento de Jogos de 2023, criado graças a uma parceria firmada entre a Griffin Gaming Partners com a Rendered VC, ouviu 537 estúdios deste nicho e descobriu que 95% dos estabelecimentos criavam ou mantinham algum game de serviço.
Inclusive, 66% dos entrevistados revelaram que enxergam tal categoria como necessária para que um título obtenha sucesso a longo prazo.
Portanto, os DLCs, microtransações e demais aspectos que esse tipo de produto traz para a indústria provavelmente vieram para ficar em regime permanente.
“Em toda a indústria, equipes de serviços ao vivo relataram seus cronogramas ideais de produção como semanais a quinzenais para cadências de operações ao vivo; e quinzenais a mensais para atualizações de conteúdo do jogo.No contexto do desenvolvimento de jogos, que geralmente se estende por vários anos, os cronogramas de produção de serviços ao vivo estão avançando a uma velocidade vertiginosa”, diz o estudo.
Modalidade é responsável por 73% dos lucros da EA Sports FC 24
Diversas plataformas optam pelos jogos como serviço – Imagem: Reprodução
Jogadores que se dedicam a ‘EA Sports FC 24‘ sabem que houve um aumento no número de packs disponibilizados na loja do Ultimate Team neste ano, e os jogos como serviço são os grandes responsáveis por tal fenômeno. Quase três quartos dos ganhos da empresa provêm desse modelo.
Tais informações foram mostradas no relatório fiscal da organização, divulgado pelo Games Industry.
Os números do documento indicam que esse tipo de arrecadação alcançou cifras recordes (US$ 1,71 bilhão) no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024, ou seja, outubro e dezembro de 2023.
Os percentuais apresentados indicam um aumento de 3%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Isso faz com que os serviços ao vivo respondam atualmente por 73% da lucratividade da referida companhia, algo substancial para os balanços fiscais de qualquer empreendimento, seja gamer ou não.