Não use celular no banheiro! Veja 8 ótimas razões para você nunca mais fazer isso
É muito comum que as pessoas levem seus celulares para o banheiro, mas você sabia que isso está associado a diversos riscos à sua saúde?
Hoje em dia, os smartphones são parte da necessidade humana. Grande parte da sociedade utiliza esses aparelhos como meio de entretenimento, uso pessoal ou até no trabalho. Contudo, ao contrário do que se pensa, usá-los em excesso ou em qualquer lugar pode não ser uma boa ideia.
O uso constante dos celulares já tem causado vício e está associado a diversos fatores e riscos à saúde física e psicológica. Por isso, é necessário cuidado com a utilização e com o tempo de exposição aos dispositivos, principalmente no banheiro. Nesse caso, o tradicional uso de smartphones no banheiro pode, sim, ser um problema.
8 maiores problemas em usar celular no banheiro
Segundo um estudo feito pela Nord VPN, mais de 9 mil das pessoas entrevistadas costumavam usar o celular na hora de ir ao banheiro, seja para o banho, seja para evacuar. Por isso, separamos uma lista repleta de problemas associados a essa atividade.
1. Risco de ansiedade
Levar o smartphone para o banheiro pode indicar certo vício no uso. Isso pode causar a chamada “nomofobia”, que seria a fobia associada ao medo de ficar sem celular. Por isso, o bom seria se manter afastado do aparelho pelo menos nos momentos mais íntimos.
2. Danifica o aparelho
A umidade do ambiente pode penetrar no aparelho, resultando em diversos problemas. Com isso, as entradas e os plugs, o contorno da tela ou alguma rachadura podem ser o suficiente para estragar totalmente seu dispositivo, especialmente na hora do banho, visto que muitos costumam levar para ouvir músicas ou algo do gênero.
3. Risco dos carregadores
Muitas pessoas costumam usar o tempo que passam no banheiro para carregar seus telefones nas tradicionais tomadas ao lado da pia. Porém, além da umidade prejudicial, carregá-los no banheiro pode levar a sérios riscos.
Oo fato de mexerem nele enquanto estão com a mão molhada, por exemplo, pode elevar o risco de um choque fatal.
4. Quedas e acidentes
Além dos problemas citados, ainda é possível que você seja o responsável por danificar seu aparelho, já que, com ele úmido, a chance de queda é muito maior. Assim, eles podem escorregar e cair no chão, quebrando alguma peça, ou cair no vaso sujo. No caso da segunda opção, deve-se limpar o dispositivo com álcool ou levá-lo ao técnico.
5. Intestino preso
O tempo extra sentado no vaso e a demora na evacuação podem confundir seu organismo, já que as contrações do intestino para expulsar as fezes são um processo natural e não devem ser atrapalhadas pela descontração. Caso isso ocorra, a pessoa pode ter problemas de intestino preso.
6. Hemorroidas causadas pelo celular
Com a demora explicada acima, muitas vezes causada pelo acesso às redes sociais, as pessoas acabam se esforçando mais que o normal para evacuar. Esse estímulo não natural pode causar danos aos vasos sanguíneos do reto, causando hemorroidas.
7. Bactérias e sujeiras na tela
O seu banheiro até pode estar limpo, porém a descarga pode liberar microrganismos no ar, podendo infectar qualquer objeto do ambiente. Por isso, o celular presente no banheiro pode ficar sujo com coliformes fecais, por exemplo, que ficarão lá até a limpeza do próprio celular, que não costuma ser algo rotineiro.
8. Intoxicação
Como mencionado, o smartphone pode se manter sujo por um longo período. E, caso a pessoa não faça a limpeza correta ou não lave suas mãos após o uso do aparelho, sua saúde pode entrar em jogo.
Ao se alimentar com as mãos sujas das bactérias presentes no dispositivo, a transmissão desses organismos pode ser feita para a boca, causando diversas doenças.