Estes 7 filmes abusaram no uso de CGI, resultando em imagens ESTRANHAS para o público
CGI é usado para criar imagens com tecnologia, mas algumas cenas não deram tão certo.
Ao longo da história do cinema, os avanços tecnológicos permitem a criação de efeitos visuais cada vez mais impressionantes. No entanto, nem sempre o Computer Generated Imagery (CGI) foi usado de maneira eficaz ou convincente.
Infelizmente, existem casos em que o uso inadequado do CGI acarretou resultados desastrosos, afetando negativamente a imersão dos espectadores e até mesmo comprometendo a qualidade geral de filmes e produções.
CGI é uma técnica utilizada na indústria cinematográfica para criar imagens digitais realistas ou efeitos visuais que seriam difíceis ou impossíveis de serem alcançados por meios práticos.
O equipamento envolve o uso de software e computadores poderosos para gerar imagens, objetos ou ambientes virtuais integrados às cenas filmadas em live-action.
Os 7 filmes que usaram CGI de forma desastrosa
1. ‘O Retorno da Múmia’ (2001)
A criação do personagem Escorpião Rei envolveu a combinação do corpo de The Rock com o de um escorpião em CGI. No entanto, a transição entre os elementos reais e digitais foi mal executada, resultando em um visual pouco natural.
O CGI usado na cabeça do Escorpião Rei apresentava uma falta de textura e detalhes realistas, prejudicando a imersão do público.
2. ‘King Kong’ (2005)
Embora “King Kong” tenha sido elogiado por seu desempenho em outros aspectos, o uso incorreto do CGI nas cenas da Ilha da Caveira foi uma falha perceptível que impactou negativamente a qualidade visual e a experiência do público.
Em várias sequências da Ilha da Caveira, onde o gorila gigante King Kong e outras criaturas habitam, o CGI foi empregado exageradamente, resultando em animações digitais que pareciam artificiais e pouco realistas.
3. ‘Cats’ (2019)
O filme “Cats” (2019) recebeu críticas generalizadas em relação ao uso incorreto do CGI. O longa-metragem adaptou o famoso musical da Broadway para as telonas, mas falhou ao criar personagens digitais naturais. O CGI usado para transformar os atores em gatos antropomórficos resultou em visuais estranhos.
4. ‘Lanterna Verde’
As cenas de ação que envolviam o uso do poder do anel do Lanterna Verde foram realizadas pelo CGI, mas mal executadas. Os efeitos visuais projetavam-se com elementos digitais desproporcionais e pouco polidos, que destoavam do restante da produção.
5. ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ (2008)
Um dos principais problemas foi a representação do personagem Mutt Williams, interpretado por Shia LaBeouf, em cenas de ação com o uso do CGI.
As cenas em que Mutt interagia com animais digitais, como macacos, apresentavam um visual pouco realista, que não se integrava bem com o ambiente real.
6. ‘Liga da Justiça’ (2017)
O CGI utilizado para remover digitalmente o bigode de Henry Cavill resultou em uma aparência estranha e artificial em algumas cenas.
O rosto do ator parecia distorcido e pouco natural, com uma falta de textura e sem detalhes realistas. Isso gerou uma desconexão visual entre o personagem do Superman e o restante do filme.
7. ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’
Por fim, o mais recente da lista é o “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, lançado há alguns meses. A Marvel geralmente está no centro das polêmicas do uso do CGI em suas produções, e dessa vez não foi diferente.
No filme, as imagens ficaram exageradamente artificiais, deixando óbvio para o público que tudo não passava de uma imensa tela verde por trás das cenas.