Não consegue emagrecer? Veja 6 erros comuns que te fazem falhar nessa missão
Afinal, comer pouco ajuda no emagrecimento? A resposta vai te deixar chocado(a)!
Cuidar da saúde e do corpo é o objetivo de muitas pessoas. Seja pela incessante busca para atender aos padrões estéticos sociais, seja por autocuidado e bem-estar, as pessoas vivem buscando maneiras eficazes e rápidas de emagrecer. Porém, muitas delas são prejudiciais e não auxiliam na perda de gordura.
Existem várias dietas que são propostas com o intuito de perder de peso. Muitas delas têm como base ingerir poucos alimentos, comer menor quantidade de certo nutriente etc. Mas, mesmo fazendo isso, o processo parece não funcionar e isso está atrelado a erros que cometemos e não sabemos.
Se você busca emagrecimento e não está conseguindo atingir o objetivo, confira a lista com seis erros mais comuns cometidos por quem quer perder peso.
6 erros comuns que as pessoas cometem na hora de emagrecer
1. Dormir pouco
Sabemos que nem todos têm condições de trabalho ou vida para dormir bem. Mas saiba que o processo de dormir é até mais importante que praticar exercícios físicos. É nesse momento que o ser humano recupera as energias e que o corpo faz diversos processos metabólicos.
Boa parte da recuperação muscular necessária após os exercícios é feita enquanto dormimos. Por isso, é preciso manter uma rotina de sono regulada se você deseja emagrecer ou manter a saúde.
2. Exercícios
Se você não fizer exercícios, todo ganho de calorias excessivo é armazenado em forma de gordura corporal. Como você não está gastando essas calorias com exercícios físicos, elas se mantêm por um longo período no corpo, apenas acumulando.
3. Comer pouca comida
Afinal, comer pouco emagrece? A resposta é: NÃO! Comer pouca comida é o mesmo que dizer ao seu corpo que ele precisa armazenar energia, já que está ingerindo pouco alimento. Dessa forma, o próprio corpo exige menos esforços, aumentando a sensação de preguiça e indisposição.
Por isso, o recomendado é comer uma quantidade suficiente de calorias e os nutrientes certos para serem absorvidos Não coma nem demais nem de menos, ou seja, mantenha o equilíbrio.
4. Poucas refeições ao dia
Se você acha que come o suficiente, mas mesmo assim não emagrece, o número de refeições pode indicar seu erro. Portanto, atente-se a quantas vezes você se alimenta diariamente.
Se em uma refeição você comer muito e demorar até se alimentar novamente, seu corpo vai entender que deve armazenar a energia até a próxima refeição. E como armazenamos energia? Isso mesmo, em forma de gordura.
5. Beber álcool
O álcool não tem grande utilidade nutricional para o corpo, por isso nosso sistema aprendeu a se livrar dele, utilizando-o como fonte de energia. Assim, ele desacelera o metabolismo e é usado pelo corpo, enquanto todas as outras fontes de nutrientes são armazenadas.
6. Beber pouca água
Muitos acreditam que beber pouca água pode ajudar a se livrar da retenção de líquido. Porém, é totalmente o oposto disso. Ao ingerir pouquíssima quantidade de água, seu corpo tenta “aprisionar” o máximo possível para ir usando durante o dia. Contudo, se você fornecer água o suficiente, ele não verá necessidade de estocá-la.