5G soluciona vários problemas atuais mas também cria outros; entenda

A nova geração de conectividade móvel promete ser melhor com baixos índices de latência e velocidade de tráfego maior

A tecnologia 5G chegou em Brasília no começo de julho, inclusive, tem previsão de implementação nas principais capitais dos estados do país até o último dia de setembro.

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Operando em uma frequência de 3,5 GHz, ela já chegou forçando a troca das antenas parabólicas para conversores digitais, pois operam na mesma frequência.

O 5G foi pensado e desenvolvido especialmente para atender a demanda de empresas e indústrias, já que oferece uma conexão ultrarrápida de 10 Gigabits por segundo (Gbps).

A tecnologia chegou impactando diversas áreas do país, principalmente, no setor de logística, monitoramento e entregas. Mas o consumidor também se beneficia, pois a nova geração promete diminuir o consumo de carga dos smartphones, manter uma estabilidade maior com poucas oscilações, videochamadas em tempo real, alta performance da rodagem de games e precisão de localização.

Também será possível a conexão de um sistema integrado com os eletrodomésticos da casa. A chamada “Internet das Coisas” (IoT) é um conceito que se refere à possibilidade de interagir com objetos comuns.

Em outras palavras, você pode controlar remotamente televisores, geladeiras, lavadoras e outros equipamentos diversos. A exemplo, iniciar o cozimento da sua panela inteligente pelo celular sem ao menos estar em casa.

Contudo, existem algumas desvantagens e problemas a serem solucionados. O principal deles é em relação à proteção de dados do usuário. Isso acontece inevitavelmente devido ao maior volume e variedade de tráfego de dados com a expansão das interações com dispositivos conectados.

Cada pessoa, hoje em dia, interage com, no mínimo, 3 dispositivos: celular, computador, tablets, smart TVs e outros. Imagine uma casa toda conectada… Novos dados irão surgir como: hábitos diários, rotina, preferências e interesses.

Será necessário desenvolver soluções de proteção para esse novo contexto que bate mais concretamente a porta dos consumidores. As organizações e empresas deverão atuar com muita responsabilidade, oferecendo inovação sem faltar com a segurança dos consumidores.

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