5 práticas PROIBIDAS no celular se você preza sua segurança

Você já sabia que essas práticas realmente podem prejudicá-lo(a)?

A onda dos smartphones explodiu bastante com o avanço da tecnologia. Por isso, muitas coisas vieram para trazer mais praticidade para quem é usuário ativo dessa incrível e poderosa ferramenta, que permite a você ter o mundo na palma da mão.

Entretanto, existem ações que você realiza em seu celular que podem ser prejudiciais para a sua segurança. Principalmente pelo fato de que hoje em dia é possível carregar inúmeras informações no aparelho.

Existem procedimentos que são feitos nos celulares e que podem colocar você em risco. Por isso, é muito importante que você evite algumas ações.

Portanto, a seguir, conheça cinco práticas que são proibidas se você deseja se proteger contra golpes, mantendo sua segurança e de seus dados.

5 coisas que você JAMAIS deve fazer no seu celular para garantir sua segurança
Foto: Passei Direto/Reprodução

1. Abrir links do WhatsApp sem checagem

Esse pode parecer bem óbvio, principalmente em período de fake news e tudo o que possa envolver informações falsas.

Mas é importante lembrar de checar os links que você recebe pelo WhatsApp, isso porque criminosos podem usar a tática para fazer o famoso phishing, que é a criação de postagens/sites falsos para roubar dados e informações.

Existe um site que pode ajudá-lo(a) a checar a veracidade dos links e das informações. Clique aqui e conheça mais sobre o analisador de links.

2. Compartilhar informações íntimas nas redes

Sabemos que, com a chegada das redes sociais, as pessoas passaram a compartilhar ainda mais sua rotina e outros detalhes. Entretanto, existem atos que podem ser completamente prejudiciais para você e colocá-lo(a) em risco.

Alguns tipos de informações, como onde você mora, onde você trabalha e qualquer outra que seja mais íntima, podem ser prejudiciais.

Além disso, esse tipo de informação é coletada pelas redes sociais para direcionar publicidade bem específica para você. Isso é considerado completamente invasivo. Então, por motivos de segurança e privacidade, evite expor sua vida ao máximo nas redes sociais com informações sensíveis.

3. Baixar APK ao invés de apps oficiais

Os APKs, que são aplicativos externos baixados fora das lojas oficiais dos smartphones, podem ser um grande risco para sua segurança.

Isso porque esses apps não são verificados pela lojas específicas para os aplicativos e podem carregar consigo inúmeros problemas, dentre eles, malwares que podem roubar seus dados.

Um grande exemplo disso é que usuários do WhatsApp GB, APK famoso, tiveram suas contas excluídas de forma súbita. Isso porque a Meta e o Google descobriram um vírus estilo Hook, daqueles que roubam os dados de quem está usando o aplicativo.

Esse tipo de app consegue ser bem problemático para sua segurança.

4. Guardar senhas no bloco de notas

Pode ser uma coisa prática para você, que esquece todas as suas senhas. Mas não é o recomendado, principalmente pelos riscos que expor esse tipo de informação pode trazer.

O celular pode ser infectado com malwares que podem sequestrar seus dados, inclusive essas senhas, se estiverem em um lugar desprotegido como o bloco de notas.

Outro ponto importante de ser levantado é o fato de você ser roubado, então os criminosos não terão nenhuma barreira ao acessar seu celular e ver as senhas no bloco de notas.

Uma opção para driblar isso é usar algum gerenciador de senhas que seja seguro e atenda-o(a) perfeitamente.

5. Liberar a seção de mídias com apps

Antigamente, era necessário que você compartilhasse sua galeria de fotos com aplicativos, mas hoje isso não é mais necessário. Hoje em dia, com a atualização do iOS15 e do Android 12, ao ter aplicativos que fazem a solicitação, você pode compartilhar as mídias que você quiser, protegendo a sua privacidade!

E é esse o ponto principal desse recurso porque, caso você tenha alguma imagem sensível na sua galeria de fotos, isso não será compartilhado com os apps. É muito importante que você fique atento(a) ao tipo de informação que está compartilhando com os aplicativos.

você pode gostar também