5 anos sem lucro: por que até agora a Epic Games Store não deslanchou?

Meia década depois, Epic Games Store enfrenta dificuldades para lucrar ao passo que a Steam lidera o mercado de distribuição digital de jogos.

A Epic Games Store, lançada em 2018 com a promessa de desafiar a hegemonia da Steam, admitiu recentemente que ainda não alcançou a rentabilidade, mesmo três anos após seu lançamento.

Steve Allison, chefe da loja, revelou a falta de lucro durante um depoimento no julgamento antitruste contra o Google.

Apesar de oferecer uma comissão de apenas 12%, em comparação com os 30% da Steam, os esforços da Epic Games ainda não resultaram em lucro significativo.

Os desafios financeiros da Epic Games Store

Embora a Epic Games Store tenha se destacado por oferecer títulos exclusivos e distribuir jogos gratuitos semanalmente, seus esforços não se traduziram em lucro significativo.

Mesmo cobrando uma comissão menor (12%) em comparação com os 30% da Steam, a plataforma não conseguiu rivalizar com a gigante do setor.

Em setembro deste ano, a Epic Games enfrentou problemas financeiros e demitiu 900 funcionários como parte de uma estratégia para conter os gastos.

O CEO Tim Sweeney admitiu que a empresa estava “gastando mais do que ganhava” e que as demissões eram uma medida necessária para garantir a sustentabilidade financeira.

Imagem: Getty Images/Reprodução

O depoimento de Steve Allison não detalhou as razões por trás das dificuldades financeiras da Epic Games Store, mas desencadeou críticas e insatisfação na comunidade gamer, especialmente em relação à experiência do usuário.

Questões como o tempo de inicialização do launcher, a abertura de jogos e a qualidade geral do serviço têm sido alvo de descontentamento.

Enquanto a Epic Games Store luta para conquistar a preferência dos jogadores, a Steam mantém sua liderança, oferecendo uma experiência mais consolidada e familiar, com uma presença estabelecida desde 2003.

A predominância da Steam, apesar de ser a escolha preferida dos gamers, suscita preocupações sobre monopólio no mercado de distribuição digital de jogos.

A publicação de jogos na Steam é frequentemente vista como uma necessidade para alcançar o maior público possível, criando desafios para os desenvolvedores que buscam diversidade e competição no cenário digital.

À medida que a Epic Games Store enfrenta seus desafios financeiros e luta para conquistar a confiança da comunidade gamer, a questão do monopólio da Steam continua a ser um tema relevante e crucial no ecossistema de distribuição digital de jogos.

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