Cuidado! 5 alimentos que têm efeito colateral se ingeridos com remédios
Veja quais são os alimentos e as bebidas que interferem nos efeitos dos medicamentos.
Você já ouviu a respeito de evitar ingerir alguns alimentos quando formos tomar medicamentos? Embora possa parecer um grande mito, essa afirmação é verdadeira. Além disso, ganhou destaque recentemente na revista Oman Medical Journal.
O texto publicado pela revista deu ênfase a alguns alimentos que não podem ser ingeridos enquanto estiver consumindo determinados remédios.
A razão para esse conselho é porque muitas vezes pode haver a alteração nos efeitos das pílulas, podendo retardar a eficácia do medicamento, assim como pode causar complicações severas. E se você quiser saber mais sobre quais são esses alimentos, continue a leitura!
Alimentos não recomendados após ingestão de medicamentos
1. Café
Café e outros tipos de bebidas que possuam cafeína na composição não são recomendados, principalmente após ingerir o medicamento.
A razão para isso é porque o café pode causar alteração no efeito do remédio. Sem mencionar que a cafeína pode reduzir a absorção do medicamento pelo seu organismo, diminuindo seus efeitos benéficos.
2. Banana
Em geral, a banana não fornece nenhum risco após ingerir algum remédio. No entanto, é um alimento não indicado para pessoas que utilizam medicamentos para a pressão alta, já que ela contém potássio e pode acabar interferindo no efeito do remédio.
3. Leite
Da mesma forma que a banana, o leite não oferece grandes perigos, no entanto, graças a sua composição, como cálcio e outros minerais, ele pode acabar impedindo que o seu organismo absorva o remédio e o envie para a corrente sanguínea.
4. Sucos
Os sucos, em especial da toranja, que pertence à família das laranjas, não são uma boa opção quando se trata de tomar medicamentos.
A razão para isso é que sua ingestão pode resultar em efeitos colaterais, já que as substâncias presentes na fruta podem interferir na capacidade de as enzimas do fígado metabolizar certos medicamentos.
5. Bebidas alcoólicas
Por último, as bebidas alcoólicas. Sua proibição acontece porque efeitos colaterais podem acontecer, como náuseas, vômitos, entre outros. Isso porque o álcool afeta o modo como nosso organismo absorve os medicamentos.