45 anos depois, ‘Taxi Driver’ ainda é um filme ÉPICO; entenda os motivos

O personagem Travis, interpretado por Robert De Niro, marcou os cinemas da época.

Mesmo 45 anos depois de seu lançamento, quem não conhece esse clássico, não é mesmo? Escrito por Paul Schrader, dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert De Niro, “Taxi Driver” conta a história de um motorista de táxi de Nova York, Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã.

Ele tem muitas reflexões sobre a vida, corrupção, futuro e ações que ocorrem ao seu redor. É um homem solitário e melancólico. Certo dia, Travis está em seu táxi quando uma prostituta de 12 anos entra para fugir de seu cafetão, e ele então decide ajudá-la, custe o que custar.

Premiado

O filme conquistou Palma de Ouro no Festival de Cannes e concorreu em quatro categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Música Original. E sem dúvidas a trilha sonora do filme mereceu a indicação! Foi muito elogiada e conta com a assinatura de Bernard Hermann, que também compôs a trilha de “Psicose”.

Algumas curiosidades sobre o filme são que o papel do protagonista inicialmente não era para ser representado por Robert De Niro, e sim por Jeff Bridges ou Dustin Hoffman, só que nenhum dos dois quis o papel. Isso se mostrou ótimo para Robert, já que ele foi indicado ao Oscar por sua atuação. E vamos combinar, ele mereceu, não é? Será que Jeff e Dustin se arrependeram depois do sucesso do longa? Até hoje não se sabe.

Vale destacar que muitas das falas do personagem de De Niro não saíram do roteiro, mas sim da sua capacidade de improvisação. Ele se dedicou muito ao papel e até trabalhou como taxista em NY por algum tempo para ter a experiência certa.

Outro grande destaque foi a atriz Jodie Foster, que só tinha 12 anos na época. Sua atuação ao lado de Robert rendeu muitas reflexões profundas e impressionou os críticos.

“Taxi Driver – Motorista de Táxi”, de 1976, está disponível nos streamings Netflix e Amazon Prime Video.

você pode gostar também