Segurança on-line: 4 práticas para EVITAR se quiser manter seu celular seguro contra fraudes
Roubos virtuais aumentam a cada dia que passa. Por isso, é importante atentar-se à segurança de seus dados.
Quem consegue viver sem um smartphone hoje em dia? Tudo pode ser feito utilizando celulares, seja para entretenimento, lazer ou para fins trabalhistas, uma vez que a conexão desses aparelhos já tem uma forte influência na sociedade.
Entretanto, como manter a proteção do seu celular se utilizar uma ferramenta dessas é mais do que necessário e nossos dados vivem expostos?
Acessar sites desconhecidos, baixar aplicativos sem validação e publicar informações pessoais nas redes sociais são ações que expõem nossos aparelhos a todo tipo de golpe. E colocar a segurança de seu telefone em risco pode colocar junto a sua própria segurança também!
Até mesmo pequenas atitudes podem acabar gerando danos irreparáveis aos aparelhos. É por isso que separamos uma lista com atitudes que você deve evitar para manter a proteção do seu celular.
Com essas dicas, você estará mais protegido contra o vazamento de seus dados e manterá seu dispositivo mais seguro contra fraudes. Confira!
Evite estas 4 atitudes para manter a proteção do seu celular
1. Abrir links desconhecidos
O phishing (pescaria) é um crime cibernético bem popular. Nele, os criminosos usam links falsos para aplicar golpes e roubar dados, que podem ser usados para extorsão e outros fins lucrativos.
Por isso, é de extrema importância que você tenha cuidado com links desconhecidos ou enviados por estranhos. Sabe aquelas mensagens com teor de promoções que parecem boas demais pra ser verdade ou notícias muito sensacionalistas? Pode ser uma tentativa de phishing!
2. Permitir concessões a aplicativos
Os aplicativos podem te pedir permissão para acessar dados no seu celular, como agenda telefônica, localização e arquivos. Apesar de parecer que seus dados pessoais não têm nenhuma utilidade para eles, saiba que golpistas podem usar qualquer tipo de informação sobre você para chegar onde querem.
Por exemplo, a permissão de acesso à galeria de fotos pode dar pistas sobre senhas, o local onde você mora e até quem são seus familiares. Por isso, as permissões devem ser cuidadosas e fornecida apenas para as ferramentas necessárias.
3. Deixar a localização ligada o tempo todo
Permitir o acesso à sua localização também pode ser um risco tanto para o celular e, principalmente, para sua segurança física, já que muitos softwares podem te rastrear.
4. Demorar para atualizar seu celular e apps
É importante sempre manter seu smartphone com o sistema operacional e aplicativos atualizados. Isso auxilia na navegação, deixando o sistema mais limpo e fluido, mas também na sua segurança. Afinal, todas as atualizações trazem melhorias nesse sentido.